quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ICED EARTH – Eu e Iced Earth + Festivals of the Wicked + Dystopia

Esta é a primeira vez que falo de um album aqui no blog, e, sendo assim, resolvi começar em grande estilo. Iced Earth é a minha banda favorita e aproveito este grande momento que a banda está passando para falar um pouco sobre o assunto.





Minha paixão pelo Iced começou há uns 12 anos e desde então muita coisa rolou. O primeiro contato que tive com a banda foi quando vi, em uma revista, a capa do álbum “The Dark Saga”, que trazia ninguém menos que o personagem ”Spawn” estampado e que, na época, era minha HQ preferida. Como sou grande fã de Heavy Metal, automaticamente me interessei muito em conhecer a tal banda, que teve a “audácia” de fazer um cd todinho dedicado ao Soldado do Inferno. O tempo passou e finalmente um amigo meu comprou o referido álbum (depois de alguma insistência minha, pois ele tinha o hábito de comprar cds no “escuro”), e quando ouvi pela primeira vez os acordes iniciais e as primeiras estrofes da faixa-título onde o vocalista (o tal do Matt Barllow) falava em um tom melancólico e grave exatamente a mesma coisa que dizia na 1° página de Spawn n°1, um arrepio infernal me percorreu, dos pés à cabeça! Depois disso, eu e Iced Earth nunca mais nos separamos!

                                  

Festivals of the Wicked (o cd)



 

Iced Earth fez o melhor cd ao vivo de todos os tempos e ela é “Alive in Athens”.  E foda-se quem disser o contrário! E agora, mais de 10 anos depois, resolveram lançar um novo ao vivo, mas desta vez, a coisa não foi bem assim...
 Festivals of the Wicked mais parece um cd bootleg, pois é uma concha de retalhos de 2 ou mais shows, contando com vocais de Matt Barlow misturados com músicas da fase de Tim Ripper na banda. Um cd simples, onde faltaram vários clássicos da banda e que tem uma cara picareta e de caça níquel.Que conste aqui que estou falando do CD, não do DVD, que ainda não tive oportunidade de adquirir. A qualidade das gravações está muito boa, como sempre, mas não compensam. Os poucos destaques vão para as versões de “Declaration day”, “Drácula”, “Ten Thousand Strong” e (a melhor música do Iced Earth) “A question of Heaven”.


Dystopia




Com a saída (de novo) de Matt Barllow, que é considerado um dos melhores vocalistas do metal da atualidade (e isso não sou eu que to dizendo, mas que é verdade, é), a expectativa sobre o novo frontman, Stu Block (ou algo assim) era do tamanho do mundo e, sinceramente, eu não estava muito esperançoso. Não depois de ter sentido um gostinho da volta de Barllow e ter que vê-lo abandonar a banda novamente. Mas enfim, vamos prestar atenção no cara novo...
Acontece que o tal do Sr. Block não só não decepciona, como mantém o nível em grande estilo. Em verdade, sua voz não é lá muito original ou característica e, em alguns momentos, até parece um vocalista de New Metal, mas isso não chega a tirar o seu mérito. Ele vai dos gritinhos a lá Tim Ripper ao grave fodão com muita facilidade e dos 5 vocalistas (!!) que a banda já teve, conquista certamente o segundo lugar.
Quanto ao álbum, Dystopia fala sobre temas passimistas a respeito do futuro da humanidade, se ela seguir como está; e é uma volta da banda às músicas diretas, sem aquelas frescuras dos dois sofríveis álbuns anteriores, que, na minha opinião, não são dignos da carreira do mestre Jon Schaffer. Neste, porém, o velho Iced Earth está de volta, com o peso que sempre o caracterizou, mas porém, um pouco contido nos riffs e isso, eu não entendo o por quê. Mas enfim, nem tudo é perfeito...
Bom, o cd vem com a fórmula que sempre deu certo com a banda, onde se intercalam faixas pesada, baladas e cadenciadas e, mais uma vez, funciona. Por fim, Dystopia não é nenuhm “The Dark Saga” ou Something This Way Comes”, mas vai agradar com certeza quem estava com saudades do “velho” Iced Earth!

Para finalizar....
Duas coisas! A primeira é uma sugestão, pra quem tiver curiosidade, Jon Schaffer, guitarrista e líder total do IE, tem um projeto paralelo (ei, o cara é o cúmulo do egocentrismo!) chamado “Sons of Liberty”, onde ele faz tudo, inclusive canta! O álbum de estréia, “Brush Fires of the Mind” é excelente, e tem tudo para agradar os fãs de Iced, a não ser que quem o escutar seja idólatra do governo americano, explicitamente depreciado nas letras do álbum...



A segunda coisa é a notícia que recentemente ouvi e que está me fazendo perder o sono desde já! Parece que Iced Earth vai tocar no Brasil ano que vem e passando, inclusive, por Porto Alegre! A data deste show é, a princípio, 27/03/2012. mais informações, postaremos aqui no blog.

2 comentários:

  1. E aí cara, já tem no site oficial as datas:

    http://www.icedearth.com/home/iced-earth-announce-south-american-tour-dates

    ^^

    ResponderExcluir
  2. vc vende revistinhas, eu vendo canecas:
    http://brindando2009.blogspot.com/2010/07/iced-earth.html
    rsrsrsrs
    amiga eu faço coleção da heavy metal! mas axo muito dificil d encontrar! vc tem ou conhece alguem q venda? bjs

    ResponderExcluir