segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS: O Gibi VS o Filme

Esta é a minha estréia aqui no blog, e decidi começar com a comparação desta criação original de Warren Ellis (o gibi).
Meu primeiro contato com a obra foi a HQ, que foi lançada pela Panini logo que o filme foi anunciado nos cinemas brasileiros. A hq saiu com um formato simples, mas de boa qualidade, o conteúdo da história não é muito extenso, mas nem por isso, raso e o preço da edição brasileira é bem acessível. Ponto para a Panini. Só o que ficou meio estranho, foi a opção de dar à hq o nome dado no Brasil ao filme, "aposentadoS e perigosoS", que só faz algum sentido na versão para as telonas.
A história da hq não é original, nem um pouco, pra dizer a verdade, e certamente seria apenas mais uma historiazinha de "agente secreto querendo vingança" nas mãos de outro que não fosse Warren Ellis (sou fã nº 1 do cara desde Planetary, só pra citar um). Ellis cria um conto de ultraviolência raivosa que, se ponderada mais profundamente, qualquer um chegaria a conclusão de que seu autor é insano. Não pela violência em si, que é tão comum hoje em dia, mas sim no contexto no qual ela é aplicada na história, de maneira muito criativa e que nos deixa com uma vontade de "encher de porrada" os causadores dos problemas do pobre Paul Moses.
É uma hq muito boa, certamente não é a obra prima de Ellis, mas que com certeza vale a pena perder os minutos que se leva para ler todo o gibi. Dou uma nota 7, de 0 a 10.






E tem o filme...
A adaptação, eu pude assistir algum tempo depois, cheio de expectativas, pois a hq havia sido ótima e eu estava "cego" a respeito do filme, por não ter lido nada a respeito dele por ai.
O negócio do filme é o seguinte: se você gostou da hq por causa da insanidade e da violência, não chegue perto do filme! Ele não só não segue o roteiro original, como muda, e muito, a essência do conteúdo todo! Não há apenas um personagem principal, há pencas deles, daí o nome "aposentadoS e perigosoS".
Os criadores do filme certamente tinham idéias próprias ao adaptar RED, tão próprias que m al se reconhece a história. O teor (e a censura) da película é para todas as idades, perfeito pras "sessões da tarde" da vida. Há humor bobo, não há sequer sangue e apesar de ter grandes nomes no elenco, as atuações são quasebeirando ao ridículo (não entendo o por que do John Malkovitch ter aceitado este papel).
Enfim, o filme pode até ser bem visto para os desavisados que não imaginam que foi baseado numa hq e que seja tão diferente do original, e também para quem gosta de filmes com ação, humor e aventura genérico ( não que eu mesmo não goste, mas tenho um gosto mais "específico"). Mas eu fico é com a hq (e aposto que Warren Ellis deve ter assistido ao filme tão bebado que deve ter gostado)!
Ponto alto do filme: Hellen Mirren como "Victoria", lembra muito a personagem "THE BOSS", do game METAL GEAR SOLID 3 - SNAKE EATER, para Playstation 2. me faz pensar em como seria uma adaptação desta obra-prima dos videogames com ela no papel...
Minha nota para o filme: 02.





É isso!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário