terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Entrevista com o Vampiro

 Este texto contém spoilers


Hoje venho falar de um filme já antiguinho, que provavelmente vocês já assistiram, e irei compará - lo com o livro homonimo de Anne Rice.
Anne Rice é uma das melhores escritoras do gênero vampiresco. Escreveu a série "Crônicas Vampirescas", do qual Entrevista com o Vampiro é o 1º dos 10 volumes., escreveu também Novos Contos de Vampiros com  3 livros e a série As Bruxas Mayfair em 3 volumes.
Após a morte de seu esposo, e também escritor, Stan Rice, Anne decidiu abandonar os vampiros e se dedicar a outros genêros literários.
Escrito em 1976, Entrevista com o Vampiro foi seu livro de maior sucesso, sendo adaptado para o cinema em 1994. Anne Rice acompanhou de perto a produção do filme, dando consultoria ao roteirista. Talvez seja por isso que o filme  foi muito bem adaptado.
Dirigido por Neil Jordan, o filme conta em seu elenco com Brad Pitt no papel  principal de Louis, Ton Cruise como Lestat, Kirsten Dunst como Cláudia e Antonio Banderas como Armand.
A história começa com Louis contando a um repórter suas experiências como vampiro em seus 200 anos de morte humana. Como  cenário o filme tem as plantações e escravidão do século XVIII nos EUA , passando pela decadente Paris do século XIX, até os dias atuais.
Louis narra ao repórter sua vida ao lado de seu criador Lestat, como encontrou e transformou a doce Cláudia em um ser amaldiçoado como ele, e o seu encontro com Armand e os outros vampiros.
Já tinha assistido o filme umas 3 ou 4 vezes, quando ganhei o livro. Após desfrutar de toda história contida naquelas páginas, resolvi assistir ao filme novamente (pra minha sorte meu namorado gosta tanto quanto eu do filme), e fiz a comparação.
E eis, para vocês caros leitores do Balaio, algumas divergências que encontrei:
  • Logo no início do filme, Louis conta ao repórter que perdeu sua mulher e seu filho, fazendo-o procurar a morte para aplacar a sua dor, já no livro quem vem a óbito é seu irmão caçula, morte pela qual ele foi acusado injustamente.
  • No filme não existe a personagem de Babette, assim como o pai de Lestat.
  • Outra modificação feita foi no final da história. O filme acaba com o repórter na estrada escutando as fitas de sua entrevista, quando Lestat pula pra dentro de seu carro e o morde. Já no livro o rapaz impressionado com a história contada por Louis, pede para que este o torne vampiro também, Louis para assustá-lo o morde e o deixa só, quando o rapaz acorda volta as gravações até onde o vampiro disse ter visto pela última vez Lestat.
Em minha opinião, "Entrevista com o Vampiro", ao lado de "Drácula"(Francis Ford Copola) é um dos melhores filmes de vampiro que existe.Sei que a autora tomou a liberdade de fazer algumas modificações na mitologia vampírica, mas algumas coisas ela preservou, como o fato dos vampiros ficarem fracos e morrerem se expostos ao sol (e não apenas "brilharem"). Em seu livro, Anne enfatisa bem o lado das lendas em que os vampiros seduzem suas vítimas, fazendo-as sentirem prazer.
Apesar das modificações feitas no filme, estas não interfiriram negativamente no enredo. Na minha opinião é uma das melhores adaptações que já fizeram. Aliás, deve ser muito dificil adaptar um livro para a sétima arte, pois há uma gama de filmes mal feitos, que simplesmente possuem muito pouco, ou nada, da história original, já vi filmes que só possuiam o nome em comum.
Mas então é isso, vale a pena conferir tanto o livro quanto o filme, pois os dois são muito bons.








Anne Rice

2 comentários:

  1. Eu gostei muito do filme. Embora eu tenha visto duas vezes, acho, mas nenhuma completa, de qualquer modo... O livro, porém, colocou-me diante de uma narrativa muito passional para meus gostos. Não sou homofóbico, mas acho que o livro é o que se pode chamar de "narrativa gay", não de todo, mas em boa parte. É menos carregado de frescuras que o "Corpúsculo", mas tem cenas que dão náuseas. E olha que eu sou fã da série de RPGs Vampiro - A Máscara, que em grande parte se baseou nos livros de Anne Rice.

    ResponderExcluir
  2. Humm, assim como vc tamb amo entrevista com o vampiro e foi graças a ele q passei a gostar tanto de livros como filmes do genero e como amante da cultura vampirica realmente fico chateada quando vejo ou leio literauras q abortam esse tema e fazem uma adaptação fraca e mal feita, como vampiros brilharem ou n tomarem sangue e mais um monte de bobagem q tiram a a essecia vampirica.

    lovei o blog...

    Ah da uma passadinha no meu e vê o q acha...

    kisses

    ResponderExcluir