sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O bichinho que eu queria...

Pois é, ninguém adivinhou. Tinha até pensado em fazer um sorteio, mas ainda bem que esqueci, pois ninguém ia ganhar o prêmio né.
Até um dinossauro citaram, mas o comentário do Dimitri não conta né, afinal foi pra ele que pedi o novo “filho”, a Silvia tava numa curiosidade que só, hehehe.
Bem, o animalzinho que eu queria adotar, creio que ninguém tem um de estimação, mas é bem provável que bem pertinho da casa de muitos de vocês exista muitos deles, e além disso eles são bem injustiçados o coitadinhos.
Eu queria era um morcego, mas não um morcego qualquer, e sim um especial...
Dia desses, resolvi tomar um cafezinho e sai da sala onde trabalho, quando volto o meu chefe olhava pra um saco de lixo. Curiosa como sou, perguntei o que tinha ali, pensando ser uma barata, mas qual a minha surpresa quando ele me disse que era um morcego que havia caído do forro.
Resolvi soltar ele lá fora. Quando abri o saco caiu um morceguinho bem pequenino no chão, com um copo de cafezinho o coloquei numa árvore, mas fiquei com muita pena, afinal eu sou bichenta e como esse era filhote, sabia que as chances dele ir de volta pro forro eram muito poucas e logo, já quis adotá-lo.
Os morcegos sofrem um grande preconceito, o de serem chupadores de sangue. Lembro de quando era pequena ter assistido com o meu pai um Globo Repórter especial sobre morcegos, no programa falavam que existe um monte de espécies, não me lembrava quantas eram, e que somente 3 eram hematófogas (disso eu me lembrava), então assim que vi o Bruce (sim, já havia até escolhido um nome pra ele, sou louca né?!).
Eu sabia que as chances dele ser um dos morcegos vampiros eram bem reduzidas, mas existia, pois os morcegos hematófagos são encontrados apenas na América Latina e no sul do México. Mas também tinha chances, e muitas, dele se alimentar de outra coisa, pois eles possuem uma dieta bem diversificada, comendo desde frutas, flores e néctar á pequenos vertebrados e algumas espécies se alimentam de peixes.
Digo que os morcegos são injustiçados, pois como já citei, a minoria deles é que são os temíveis chupadores de sangue, mas também são acusados de serem os principais transmissores da raiva, e a verdade é que, em lugares urbanos, os maiores transmissores são os nossos amados cachorros e gatos, já que é bem mais fácil ser mordido por eles do que por um morcego. E também sobre a raiva, descobri que os morcegos infectados mudam seus hábitos, começam a voar durante o dia, ficam mais agressivos e tremeliquentos.
Fora a raiva existe sim outras doenças causadas por morcegos, como a histoplasmose, transmitida através de suas fezes (assim como os pombos), também transmitida pelas fezes tem a salmonelose, causada pela bactéria da salmolella. Além dessas doenças, os morcegos podem transmitir parasitas, como pulgas, piolhos e ácaros.

Vale lembrar que no Brasil os morcegos são espécies protegidas por lei, mais precisamente a Lei de Proteção à Fauna, por serem animais silvestres.

Estes mamíferos possuem uma enorme importância ecológica e econômica, pois são responsáveis por polinizar e dispersar sementes de flores e árvores, eles controlam as pragas, já que são predadores de pequenos roedores e gafanhotos, e comem traças também (mais um motivo pra mim querer ter pego o Bruce), as fezes do morcego são um excelente adubo, chamado de guano. Dizem que a saliva do morcego vampiro possui um ótimo anticoagulante, está sendo estudada para aplicações no tratamento de doenças vasculares, assim como sua ecolocalização está sendo estudada para aperfeiçoamento de sonares e ultra-sons.

E ai? Te convenci de que os morcegos são animais do bem, que são bonzinhos?
Infelizmente não pude levar o bichinho pra casa, espero que ele, ou ela, tenha conseguido voar até o forro, o que acho meio improvável, mas nunca se sabe.


As fotos ficaram muito ruins mas...

pelo menos dá pra se ter uma idéia do morceguinho.

Bruce Wayne, o morcego que eu não pude adotar...

3 comentários:

  1. Juro que eu pensei morcego. Devo ter dito morcego. Vou ver nos históricos do MSN hmmmm....

    ResponderExcluir
  2. Ok, não falei morcego... Mas foi o primeiro animal que eu pensei. ):

    ResponderExcluir
  3. Que bonitinho. Pena que realmente não dá pra levar para casa. Agora imagina a cara dos gatos com vc chegando com ele?
    Beijos

    ResponderExcluir