terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GOD OF WAR


Quando soube do lançamento dessa adaptação das aventuras do fantasma de Sparta para as hqs, fiquei muito empolgado, de início, afinal GOD OF WAR é na minha opinião, uma das melhores franquias dos videogames de todos os tempos, seja por sua temática embasada na Grécia antiga e recheada de monstros e deuses mitológicos, ou simplesmente pela extrema e visceral violência que os games da série apresentam, na forma do personagem principal, Kratos, e suas criativas maneiras de eviscerar os tais monstros.
Pra quem não conhece, é o seguinte: Kratos era um general espartano que, durante uma invasão bárbara à Grécia, ao ser derrotado, clamou a Ares, o Deus da Guerra, para que lhe desse as condições de vencer a batalha.  Ares então lhe concedeu o poder e as armas para tal conquista e, em troca, Kratos deveria se tornar um agente do Deus da Guerra. Até ai, tudo bem, mas o espartano então começou sua jornada sangrenta de conquistas, vencendo guerras e mais guerras em nome de Ares até o dia em que, cego por sua sede de sangue e conquistas, seu exercito invadiu uma cidade e nela Kratos, mata sua mulher e sua filha, em um templo, que pega fogo. As cinzas de suas amadas impregnam em sua pele, deixando-a cinza e desde então, Kratos fica conhecido como o fantasma de Sparta. Ao se dar conta do que fez, o general espartano jura vingança contra o Deus da Guerra e parte em sua insana missão de matar Ares.
A hq se passa logo após o fantasma de Sparta matar Ares numa sangrenta batalha  e se tornar o novo Deus da Guerra, e a história, que se passa em dois tempos, conta a busca de Kratos antes e depois de se tornar um Deus, pela ambrosia de Esculápio, que dizem poder curar qualquer doença.
Lançada pela Panini, em forma de um encadernado bem caprichado, mas sem capa dura, o que tornou o preço meio salgado, se compararmos, por exemplo, com o encadernado com capa dura do justiceiro da série MAX, que possui o mesmo n° de paginas e custa R$ 17,90, enquanto que GOD OF WAR custa 19,90. Mas enfim, fazer o quê, não é?
Escrita pelo veterano Marv Wolfman que, pra quem não sabe, é craque de longa data quando o assunto é mitologia grega, já que ele escreveu a fase consagrada da Mulher Maravilha nos anos 80, a história começa muito capenga, realmente, parecendo que o escritor não tinha ainda o conhecimento total sobre o personagem e toda sua bem elaborada história. Mas, no decorrer da leitura, isso muda e a hq ganha muito em qualidade, pelo menos no argumento, e aquela sensação de torcer o nariz do início, logo desaparece e quando Kratos resolve lançar toda sua fúria, finalmente parece que estamos lendo algo sobre GOD OF WAR.
A arte ficou a cargo de Andrea Sorrentino e é o ponto mais fraco da hq. Seu estilo baseado em fotografias com mexidinhas no photoshop é sujo, indefinido e borrado e que causa muitas vezes confusão na hora da leitura, o que acaba prejudicando bastante. Até agora, não entendo o porquê de adaptações em quadrinhos de games terem este tipo de arte como padrão, como aconteceu com a adaptação de METAL GEAR SOLID, que tem uma arte terrível, como um desses estilos “inovadores”, como o do tal Andrea Sorrentino, que prejudicou muito o resultado final da hq.
GOD OF WAR é recomendado, sem dúvidas, para quem é familiarizado ao vídeo game, mas também pode ser sugerido a todos que querem ler uma boa história recheada de monstros, espadas e fúria, ao melhor estilo Conan.





8 comentários:

  1. Dimitri, o Rei da Viagem.

    A ilustração é muito boa, até por fugir do estilo comum encontrado em histórias em quadrinhos. A mistura de foto com ilustração digital em alguns quadros ficou muito, mas muito legal mesmo. Claro que há pontos em que "incomoda" um pouco ver que é trabalhado em cima de uma foto, mas no geral eu achei extremamente válido o estilo, passando o clima épico da história muito bem. Acredito que se fosse totalmente ilustrada, como a capa, seria bem mais fraca essa história aí.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e faltou dizer que eu curti fortemente a HQ, apesar de não acompanhar nem conhecer muito a história do personagem e do jogo.

    Recomendo a leitura de Gears of War, outra adaptação pros quadrinhos que ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  3. bem pode ser questão de gosto então, essa "arte" dessa HQ, mas na minha opiniao, se fosse como as artes das capas, seria bem melhor. e por fugir do estilo normal das hqs, isso nao tem nada a ver, pois tem muita coisa qfoge do estili e nem por isso é ruim...

    ResponderExcluir
  4. Opinião é que nem nariz, cada um tem o seu. Mas o que realmente é nada a ver é dizer que a ilustração "causa muitas vezes confusão na hora da leitura". Duvido que tu tenha ficado confuso lendo isso... Porra cara, só sendo muito retardado pra se confundir lendo esse gibi!

    ResponderExcluir
  5. bah, entao eu sou retardado, pq os "desenhos" dessa hq me prejudicaram a compreensão em muitas cenas... aliás, eu nao me confundo "lendo" e sim "vendo" o gibi...

    ResponderExcluir
  6. Amiguinha estou te esperando lá no meu blog paraver coisas lindas. post de hoje!

    ResponderExcluir
  7. show!!! deve ser sensacional! ja procurar^^

    ResponderExcluir
  8. Uma pergunta: o que os comentários das meninas têm a ver com a HQ?! ;P

    Mas, bem, eu comprei também. Até agora li só a primeira história. Também não gostei da arte e achei confusa de igual modo. Seria melhor uma arte mais parecida com a da Kingdom Come, do meu ponto de vista, para fazer jus ao visual PSX.

    ResponderExcluir