quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A MORTE DE HÉRCULES – O Fim da Era de Ouro de um Herói.



Há alguns anos, após a saga “Hulk Contra o Mundo”, o título “The Incredible Hulk”  se transformou em “The Incredible Herc” e passou a ser protagonizado pelo herói que muitos julgavam de 2° linha da Marvel, o semideus grego Hércules. No brasil, essa saga foi publicada na  revista Universo Marvel e tem sua conclusão neste encadernado, ambos da Panini. A partir daí, o resultado dessas histórias com este personagem que até então sempre havia sido mal explorado, é uma grande e agradabilíssima surpresa!

Os roteristas Greg Pack (Hulk Contra o Mundo) e Fred Van Lente (um monte de coisas, mas não lembro nenhuma pra citar) e com a ajuda de desenhistas como Ariel Olivetti e Rodney Buchemi, entre outros (todos bastante competentes), criaram aventuras que só podem ser definidas como “heróicas”, pois mesclam as peripécias do leão do olimpo nos dias de hoje e também contam sempre alguma desventura sua na era mitológica. Tudo isso é feito com um tom muito bem humorado e leve, que apenas engrandece e ajuda a história em si, pois este humor geralmente vem de forma sutil e bem encaixado no contexto. Não faltam referências (às vezes obscuras) ao universo Marvel. Hércules é retratado como um beberrão mulherengo, um verdadeiro bohemio, mas que nunca deixa seu lado heróico de lado. Esse mesmo lado fanfarrão, geralmente, é o que acaba causando a maioria de seus problemas.

Nesta edição, que reúne as últimas partes da saga de Hércules em 180 páginas, vemos como acontece a tal “morte” do herói, com várias participações de heróis da casa das idéias, várias narrativas de desventuras da era mitológica e muita porrada, o que mantém o mesmo nível de toda a série. Isto, porém, mesmo sabendo que um dia Hércules vai “ressussitar”, não deixa de ser triste, pois é o fim de uma era de ouro em termos de qualidade de histórias para este personagem.

 Uma coisa que foi um erro grave da Panini, foi a não publicação de alguns números anteriores ao começo desta edição e que contavam eventos constantemente citados aqui. Não chega a atrapalhar o entendimento do todo, mas com certeza, ficamos sem presenciar algumas situações hilárias (como vimos no flashback onde Hércules aparece vestido de Thor). Sei lá, vai ver, isso deve ser um incentivo da editora para as pessoas baixarem os scans.....




Um comentário:

  1. essa eu ainda ñ tinha visto!! na verdade nem conhecia! nem sabia q Hercules tinha revista rsrs serio! bjs

    ResponderExcluir